Imprimir
Categoria: Informática & Tecnologia (IV)
Acessos: 26738

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

WindowsCE full


Este artigo irá responder perguntas como: Onde baixar o Windows CE. Conceito e Definição. Histórico. Onde encontrar programas para ele. Além da crítica de Sílvio Lôbo.


Especificações técnicas

Nome: Windows CE, vulgarmente abreviado wince
Descrição: é um Sistema Operacional produzido pela Microsoft para uso em dispositivos portáteis.
Uso: Celulares (smartphones), Table PCs, Netbooks (muito simples), GPS.
Concorrentes: Android, Symbian, Windows Phone e Linux, Dreamcast.
Suporte a processadores: Intel x86, MIPxS, ARM, e SuperH Hitachi
Características:
- roda em menos de 1M de Memória RAM
- o Microsoft Visual Studio oferece suporte para criação de programas (executáveis) mais rápidos que os anteriores.
- suporta linguagens de programação: Basic4ppc, semelhante ao antigo BASIC, com a vantagem de suportar a biblioteca .NET Framework da Microsoft. Também suporta a Embedded Visual C++ (eVC).
- Free Pascal e Lazarus.
Conceito apresentado pelo fabricante: Sistema de operativo (R). O Windows CE é uma 32-bit, multitarefa, multithread sistema operativo que tem uma estrutura de arquitectura aberta permite uma variedade de dispositivos. Windows CE é compacto, fornecendo alto desempenho nas condições de falta de memória e é dimensionável, permitindo para uma variedade de linhas de produto incorporado, móvel ou multimédia. Windows CE também tem a vantagem de ser portátil, fornecendo escolha microprocessadores e integrou gestão de energia, activar longa de bateria em dispositivos móveis.
...

O que será do Windows Ce no futuro?

A Microsoft sempre se dedicou mais em manter o sistema operacional (OS) para computadores domésticos. Mas a implementação de um OS para portáteis é um desafio muito grande, e que não parece promissor para a empresa.

Hoje, o Android tem crescido bastante, e com um núcleo próprio do Linux, tomou o mercado e dificilmente a Microsoft conseguirá alcançar este mercado recentemente perdido.

O Windows CE não é o Windows XP como muitos falam. Ele tem a aparência do Windows 98, pertence a família do Windows NT, mas é incompatível com os programas compatíveis para os computadores domésticos, o que decepciona qualquer usuário do Windows para PC que venha a usar o Win CE.

Outro aspecto, é que as pessoas acostumadas com o Windows em Disco, para tentar experimentar o Windows CE, saem pela internet buscando um site para fazer o download, mas isto não é tão simples. Este Windows é comercializado com licença OEM, e é gravado em um chip (ROM) que inicia junto com o equipamento. As alterações ao sistema dependendo do equipamento é muito difícil. Para se ter uma ideia, estamos falando de um sistema operacional semelhante as usadas em Celulares ou Agendas eletrônicas. Mesmo que alguém atualize o Windows 4.0 para o 6.0 há de convir que o equipamento provavelmente foi criado para funcionar unicamente na versão anterior.

Se você já tem um dispositivo com Windows CE instalado e deseja baixar alguns arquivos, eu recomendo que use este site. (clique aqui).

Se você é um desenvolvidor de softwares e deseja emular o Windows CE para sentir como ele funciona, seja vem vindo, muito ainda tem para ser feito (clique aqui).