Instagram

Ajude-nos

Você sabia que qualquer pessoa pode publicar neste site, mas que todo custo é pago apenas pelo editor?
Se deseja ajudar este projeto, pode fazer doações de qualquer valor, mesmo poucos centavos, por meio de depósito em poupança da Caixa Econômica Federal. Anote ai!

Banco: Caixa Economica Federal [104]
Favorecido: Silvio de Souza L Júnior.
Agência: 1340
Operação: 013
Conta Poupança: 809559-4

Rua 44 SEUADVOGADO 200x600
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Diego me perguntou como usar o porquê.

Diego, bom dia. Existem quatro possibilidades de porquês, seja separados, juntos, com ou sem acento.

Acredito que o [Por que] separado e sem acento é o mais difícil de usar, pois ele pode ser usado em duas hipóteses. Para substituir "por qual razão" ou "por que motivo". Que seria a preposição ‘por’ acompanhado do pronome interrogativo ou indefinido ‘que’. A outra hipótese é como substituto pronomes relativos, como “pela qual”, ]’pelos quais’, pelas quais”.

Para simplificar, principalmente em provas e concursos, as perguntas devem seguir esta regra “... Por que........?”. Ou seja, em perguntas é separado e sem acento. Mesmo que esteja no meio da frase, se for uma pergunta, será separado e sem acento.

Os outros casos são:

"Por quê" é usado no final das frases. O Brasileiro lê o “e” com som de “i”, e  o "que" costuma ser som que "ki", se você não colocar acento em "Por quê?" ficaria com o som de "Por ki". O mesmo acontece quando você for escrever "Quê?", coloque sempre acento se o "que" estiver no final da frase, seja antes de um ponto final, interrogação ou exclamação.

Como curiosidade boa parte do Brasil ao falar, “eu e você” fala ‘eu i você’. Para ler ‘e’ com som de ‘e’  escrevemos “ê”.

"Porquê" é um substantivo. Usado depois de um artigo. Seja definido, indefinido, singular ou plural. Ex. O porquê. Os porquês. Um porquê, etc.

.

"Porque", é uma conjunção explicativa (ou casual) usada para explicar, justificar. Ex. Não comi porque não gostei.  Ele substitui bem o “pois”, o “para que”, o “uma vez que”.

Sou professor de português. Tendo alguma dúvida pode me perguntar. Abraço.