Imprimir
Categoria: Notícias & Crítica (III)
Acessos: 11105

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

angra_dos_reis.jpg

Meus sobrinhos perguntam muito “Quantas ilhas tem o Brasil?”, e vejo muito adulto citando apenas o Arquipélago de Fernando de Noronha como uma ilha pertencente ao Brasil, logo fiz uma investigação e vou citar alguns esclarecimentos sobre o assunto.


Há quem diga que são incontáveis as ilhas na costa do Brasil. Primeiramente precisamos citar pelo menos 04 tipos de ilhas,

 

   Ilhas Oceânicas: são aquelas que se encontram DISTANTE da costa, não são formada pelo relevo costeiro, mas são picos emersos de grandes montanhas marítimas.
   Ilhas Continentais também chamadas de Costeiras: são aquelas que ficam PRÓXIMO a costa continental, fazem parte da mesma plataforma do continente.
   Ilha elevada: que em geologia é o nome dado as ilhas de origem vulcânicas, é comum ouvir apenas o termo Ilhas Vulcânicas, e como o nome diz, são formada pela lavra dos vulcões, como pela elevação provocada por estes.
Ilhas Fluviais: Formada por rios, (água doce).

Com longa estensão de costa banhada pelo Oceano atlântico podem se contar muitas ilhas, só para ter uma ideia disto, em Agra dos Reis, tem nada mais e nada menos de 365 ilhas, um número interessante. Há quem dia que além as 2.000 práias é possível passar um dia do ano em cada uma das ilhas.

As mais conhecidas próximas ao litoral são: Itamaracá, em Pernambuco; Grande, no Rio de Janeiro; São Sebastião, em São Paulo; e Santa Catarina em Santa Catarina; A ilha de Marajó, no litoral paraense. As distantes do litoral e emergem da Dorsal Atlântica, tem um número é reduzido e elas apresentam, em geral, pouca extensão. São elas: o arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martim Vaz, o rochedo de São Pedro e São Paulo, o atol das Rocas e o arquipélago de Abrolhos. A origem destas é vulcânica, excetuando-se o atol das Rocas, de origem coralíngea.

Buscando Listar estas ilhas, fui ao site da Wikipédia, mas observei que lá as informações são muito confusas e faltante, o Estado do Amazonas em diversas listas demonstra não ter uma ilha, mas já em outros artigos do mesmo site é possível encontrar a ilha de Tupinambarana. As ilhas fluviais são esquecidas em muitos contagens, e mesmo que elas sejam enfatizadas no texto é despresada em muitas listas. Não podemos esquecer que a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, fica no Estado do Tocantins. E consultado o IBGE encontrei o O arquipélago de Mariuá que fica localizado no estado do Amazonas, é o maior arquipélago do Brasil e também considerado o maior do mundo, possui mais de 1600 ilhas.

As ilhas oceanicas e costeiras por serem mais estáveis se destacam em minha pesquisa. No IBGE obtive o mapa com área total do Brasil. Baixe, é em alta resolução. Tire você mesmo as conclusões.


Mapa da Área de Aplicação da Lei no 11.428, de 2006