Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Vinho é o produto obtido pela fermentação alcoólica do suco de uva.inificação é o conjunto das operações que consistem em transformar a uva em vinho.
A produção mundial de vinhos em 1963 foi de 255.00.000 hectolitros. Os principais produtores foram a França, com 55.303.000 hectolitros, e a Itália, com 53.042.000 hectolitros. O Brasil, em 15° lugar na produção mundial, obteve cerca de 1.250.000 hectolitros, sendo 70% ou mais produzidos pelo Rio Grande do Sul, seguido por São Paulo, Minas e Santa Catarina; os outros Estados pouco produzem.
Histórico. - A origiem do vinho se perde nos tempos. A mais antiga citação é a da Bíblia: Noé plantou videira, bebeu vinho e se embriagou. Há evidência de que no Egito, 2.400 anos, e na China 2.000 anos antes da era cristã, se produziu vinho. Na Grécia e na Roma antiga, se consumiu vinho em abundância. Na América do Norto, a vinicultura se iniciou com monges franciscanos na California, depois de 1769. No Brasil a vitivinicultura data de fins do século XVIII. Em Parreira, antiga Caldas, no Sul de Minas, nesse tempo, já se cultivava videiras européias. Em fins do século XIX e começo do atual, iniciou-se o grande desenvolvimento da vinicultura do País, o que se tem evidenciado ultimamente, sendo que na atualizade o Brasil já exporta vinhos. (Delta Laurosse, 1968) O próximo capítulo será sobre a Vinificação.

Deixe seu comentário

Todos os campos * são obrigatórios