Instagram

Ajude-nos

Você sabia que qualquer pessoa pode publicar neste site, mas que todo custo é pago apenas pelo editor?
Se deseja ajudar este projeto, pode fazer doações de qualquer valor, mesmo poucos centavos, por meio de depósito em poupança da Caixa Econômica Federal. Anote ai!

Banco: Caixa Economica Federal [104]
Favorecido: Silvio de Souza L Júnior.
Agência: 1340
Operação: 013
Conta Poupança: 809559-4

Rua 44 Anunciar 600x300

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você já observou que se colocar um papel seco em uma mesa molhada o papel se tornará molhado. Isto acontece porque um meio mais concentrado tende a transmitir para um meio menos concentrado a substância presente nele.
Este processo de transmissão de um meio mais concentrado para outro menos concentrado chama de osmose.

E você já deve ter notado também que, que existe um máximo de açúcar que você consegue colocar no suco, e se passar disto o açúcar fica no fundo do copo, isto acontece porque o meio satura de tanto açúcar e não consegue diluir mais.

Agora vem a resposta,

O gerador das Usinas Nucleares estão cheias de Iodo radioativo, o chamado Iodo 131, quando este produto é lançado na atmosfera (exemplos os acidentes em Chernobyl (1983) e Fukushima (2011)), a principal ações médicas é dar a população cápsulas de Iodo (não-radioativos) para que estas pessoas fiquem saturadas de Iodo e não absorvam Iodo radioativo da atmosfera.

Vale lembrar que o iodeto de potássio KI é adicionado ao sal de cozinha para evitar o papo bócio, mas a dose recomendada de iodo é de 150 microgramas diárias para pessoas com mais de 14 anos e 220 microgramas para as gestantes, as doses em casos de acidente radioativo tem como objetivo saturar o corpo, em especial a glandula tireoide.

Sílvio Lôbo