Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Você já observou que se colocar um papel seco em uma mesa molhada o papel se tornará molhado. Isto acontece porque um meio mais concentrado tende a transmitir para um meio menos concentrado a substância presente nele.
Este processo de transmissão de um meio mais concentrado para outro menos concentrado chama de osmose.

E você já deve ter notado também que, que existe um máximo de açúcar que você consegue colocar no suco, e se passar disto o açúcar fica no fundo do copo, isto acontece porque o meio satura de tanto açúcar e não consegue diluir mais.

Agora vem a resposta,

O gerador das Usinas Nucleares estão cheias de Iodo radioativo, o chamado Iodo 131, quando este produto é lançado na atmosfera (exemplos os acidentes em Chernobyl (1983) e Fukushima (2011)), a principal ações médicas é dar a população cápsulas de Iodo (não-radioativos) para que estas pessoas fiquem saturadas de Iodo e não absorvam Iodo radioativo da atmosfera.

Vale lembrar que o iodeto de potássio KI é adicionado ao sal de cozinha para evitar o papo bócio, mas a dose recomendada de iodo é de 150 microgramas diárias para pessoas com mais de 14 anos e 220 microgramas para as gestantes, as doses em casos de acidente radioativo tem como objetivo saturar o corpo, em especial a glandula tireoide.

Sílvio Lôbo

Deixe seu comentário

Todos os campos * são obrigatórios