Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Quem assistiu ao Dr. House deve ter ouvido a sigla de uma doença, a LAM. Fui atrás e trago algumas informações:

mulhersiluetaLinfangioleiomiomatose pulmonar (LAM) é uma doença rara, de etiologia desconhecida, que basicamente afeta mulheres jovens no período fértil de sua vida. Clinicamente, manifesta-se através de dispnéia progressiva, pneumotórax de repetição, tosse seca e, menos freqüentemente, por quilotórax e escarros hemoptóicos.

Apesar da ausência de comprovação quanto à eficácia, o principal tratamento utilizado ainda é o anti-estrogênico e constitui-se de oofarectomia, progesterona contínua, tamoxifeno e análogos de GnRH. Além desse, a realização de transplantes pulmonares tem elevado para além de dez anos a sobrevida média das pacientes. Fonte: Medeiros Junior,Pedro - Carvalho, Carlos Roberto Ribeiro - http://biblioteca.universia.net, 

O senador Paulo Davim (PV-RN) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (17/03/2011), dois projetos de lei propondo isenção de imposto de renda e concessão de aposentadoria às portadoras de linfangioleiomiomatose (LAM). A doença rara, que afeta geralmente acomete apenas mulheres entre a puberdade e a menopausa, caracteriza-se pela presença de um tipo não usual de célula muscular que invade o tecido dos pulmões e, com o tempo, causam sua obstrução. Fonte: Roberto Homem / Agência Senado.

Deixe seu comentário

Todos os campos * são obrigatórios