Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

São três os aspectos fundamentais desta unidade, sendo elas: 1. o funcionamento cerebral como suporte biológico do funcionamento psicológico, 2. a influência da Cultura no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, e finalmente 3. a atividade do homem no mundo, inserida num sistema de relações sociais, como principal foco de interesse dos estudos em psicologia.

                Luria foi quem dedicou mais intensamente ao estudo das funções psicológicas relacionadas ao sistema nervoso central, sendo ele um dos mais importantes neuropsicólogo. Para ele o ser humano de todos os animais seria aquele nasce menos preparada, algo positivo, uma vez que tem um leque maior de coisas a aprender. Luria também descreve as funções do cérebro como um sistema funcional, onde cada ação caberia a todo um sistema, e não somente a um determinado ponto ou grupo de células. Logo uma mesma ação poderia ser executada de diversas formas.

                As três unidades de funcionamento cerebral segundo Luria, são: 01. a unidade para regulação da atividade cerebral e do estado de vigília; 02. a unidade para programação, regulação e controle da atividade; 03. a unidade da programação, regulação e controle de atividade.

                Grande parte da pesquisa de Luria foi feita através de instrumentos nos países Umbequistão e Quiquistão, Ásia Central, em 1931 e 1932. Vygotsky não estava com ele, pois neste momento já se encontrava muito doente.

                Leontiev foi um dos colaboradores mais próximos de Vygotsky, ele foi fundamental para a construção da “nova psicologia” na Rússia. Cabe a ele a elaboração a Teoria da Atividade.

                A Teoria da Atividade tinha como intuito estabelecer a atividade como foco importante pra moldagem do indivíduo, para Leontiev existia diferença entre ação e atividade, pois esta primeira não tinha como objetivo direto a motivação, ou objeto dela. Segundo esta mesma teoria, o homem agiria apenas se motivado.

 

Artigos acadêmicos sobre biológico cultural Vygotsky desdobramento capitulo 5

Linguagem e cognição as reflexões de LS Vygotsky ... - Morato - Citado por 18
Piaget, Vygotsky, Wllon: teorias psicogeneticas em ... - de La Taille - Citado por 10

(Síntese)

Deixe seu comentário

Todos os campos * são obrigatórios