Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Boa noite amigos,
Em 14 de abril de 2014 eu escrevi uma crítica a Microsoft no site oficial da empresa sob o título, Windows Update fica preso/congela em "Verificando se há atualizações...". Que se aplica ao Windows 7 todas edições.

Minha crítica rendeu 117.434 visualizações com 490 perguntas diretas, mais outras centenas de perguntas feitas dentro de outras perguntas. As respostas durante mais de um ano era patéticas. 

Agora que alcançamos uma solução, irei discorrer um pouco sobre o problema e apresentar a solução.

Por que o problema acontece?

A resposta é um pouco complexa, mas em síntese o problema é causado por diferenças no tipo de processador. Um descuido dos programadores que deixou o Windows Update tomar todos os recursos de memória e processamento antes que consegui-se exibir a relação de atualizações disponíveis.

Vocês poderão notar que em algumas máquinas a instalação do Windows oferecido pelo fabricante NÃO gera este problema, enquanto o uso de uma ISO de outra empresa ou mesmo a original Microsoft irá apresentar esse problema. Isto ocorre por falta de refinamento específicos para aquela máquina.

Uma forma de solucionar isto é instalar 03 (três) atualizações.

01. KB3153199 sempre baixe diretamente do site da microsoft. Você não precisa se cadastrar. Escolha entre as versões 64 ou 32 bit. O arquivo para 64 bit tem 1.6MB.

Caso o instalador fique mais de 03 minutos mostrando uma mensagem que diz "pesquisando se existem atualizações para este computador", nesse caso os arquivos temporários estão com excesso de lixo. Limpe ele. Minha sugestão é abrir o Executar o %TEMP% que irá abrir a pasta de arquivos temporários. Limpe tudo que estiver lá.

Isto fará abrir uma pasta. Exclua tudo que estiver lá. Se tiver dúvida em como abrir esta telinha ai, há um atalho muito fácil, basta segurar a tecla com o log do Windows e teclar R.

Agora instale a atualização KB3153199.

Caso continue demorando na tela "pesquisando se existem atualizações..." será necessário reiniciar o computador e apagar o cache. Esse procedimento também deverá ser feito caso apareça mensagens dizendo que "não pode instalar essa atualização nesse computador".

Reiniciar o computador é algo útil. 

Observe que alguns computadores não reiniciam completamente. Quem já teve problemas ao acessar partições NTFS no Linux sabe que as unidades Windows geralmente não são 'encerradas' pelo sistema operacional, elas costumam hibernar ou suspender.

Feito esta atualização, reinicie o computador.
Talvez seja necessário reiniciar uma nova vez após ligar (pois no reinicio o Windows estará inserindo as atualizações), depois instale. 

2. KB3020369 vale a mesma regra. Baixe do site da Microsoft, não é necessário cadastro. O arquivo deve ter cerca de 9MB.

Note que o Windows pode dizer que não precisa reiniciar. Besteira. Reinicie.

Quando voltar a iniciar instale a próxima atualização:

3. KB3172605. Essa atualização foi interessante, pois ela informava um erro no início dizendo que não podia instalar nessa máquina. Como se fosse uma versão de arquivo de 64 num computador com 32, ou outras edições do Windows. Mas basta limpar os arquivos temporários e reiniciar.

Pronto.
Depois de instalar estas 03 (três) atualizações, basta reiniciar o computador. Caso a última vez que reinstalar seja aquela que o computador fica processando algo, então recomendo reiniciar mais uma vez.

Vá em Windows Update, e faça a pesquisa. Veja, 

 

Sucesso!!